conceicao1946

MC.1946.1
Medalha comemorativa do tricentenário da consagração de Nossa Senhora como Padroeira do Reino (1946)

Anverso: IOANNES . IIII . D . G . PORTVGALIÆ . ET . ALGARBIÆ . REX. Ao centro, as armas do Reino coroadas, assentes sobre a Cruz de Cristo. Entres os braços da Cruz, as datas 1646 e 1946.

Reverso: REGNI TVTELARIS. Ao centro, a imagem de pé de Nossa Senhora da Conceição, aureolada de estrelas, sobre um globo terrestre, em volta do qual se enrosca uma serpente, tendo, por baixo, a data 1648. A seus pés uma Lua em quarto crescente. À esquerda, o Sol, a Casa do Ouro e o Horto e à direita um Espelho, a Arca do Santuário e uma Fonte.

Gravura: Não se conhece o nome do autor da medalha original, sendo provável que seja francês. Por essa altura, em Portugal, os abridores de cunhos em funções eram Cipriano do Couto e João Coelho. Esta recunhagem foi feita na Casa de Moeda.
Metal: Ouro, Ø 43mm, 69.65gr.
Fotografia: Cortesia da leiloeira St. James’s Auctions.
Leilão: Nº31 – 16 Dezembro 2014. Lote: 472.
Obs.: Foram cunhados 35 peças em ouro. Este exemplar foi antes a leilão pela Numisma, em Dezembro de 2002, e pertencia à colecção de Rive Gauche. Existe também em prata (41gr) e em bronze (40.5gr).

Por ocasião do tricentenário da consagração de Nossa Senhora como Padroeira do Reino, foi sugerido pela Sociedade Histórica da Independência de Portugal, ao Conselho de Ministros, a emissão de uma medalha comemorativa alusiva ao Ano Mariano.
Aprovada a ideia e despachada pelo presidente do Conselho, Salazar, pretendia-se que fosse feita a partir dos cunhos originais, que estavam na Casa da Moeda.
Acontece que o cunho estava estalado e por isso abriu-se outro, por aprovação da administração da Casa de Moeda, onde se incluíram as datas no anverso.

Anúncios