meritomariaii.jpg

MMP.1853.2
Medalha de Mérito para acções de Ajuda ao próximo (1853
)

Anverso: Na orla a legenda “D. MARIA II RAINHA DE PORTUGAL”. Ao centro o busto da rainha, voltado à esquerda, com coroa e o cabelo atado atrás com uma fita. Por baixo do busto surge habitualmente o nome do gravador, “GERARD F.”, o que não se verifica neste exemplar.

Reverso: Na orla superior a legenda “PHILANTHROPIA . GENEROSIDADE”. No exergo, em duas linhas e acompanhando a curvatura da orla, “INSTITUIDA POR S.M.F. / A RAINHA A Sª. D. MARIA II”. Ao centro, entre coroa de louros, a inscrição “AO / MERITO” e por baixo um pequeno ornato.

Autor: Gerard.
Metal: Prata, Ø 30mm, 20gr.
Fotografia: Cortesia da leiloeira Numismática Leilões.
Leilão: Nº 4 – Novembro 2013. Lote: 324.
Obs.: Medalha criada por Decreto de 3 de Novembro de 1852, no qual a rainha D. Maria II, ordena que se cunhassem, medalhas de Ouro e de Prata, para premiar indivíduos nacionais ou estrangeiros, que por ocasião de naufrágios tiverem prestado importantes serviços.
As medalhas de prata são usadas ao peito, no lado direito, com fita bipartida de azul e branca. As de ouro são pendentes ao pescoço.
Depois do falecimento da rainha, e por ordem de D. Pedro V, decidiu-se que esta medalha continuaria em vigor, tendo ordenado que se fizessem novos cunhos, aos quais corresponde o exemplar que aqui apresentamos.

Lopes Fernandes: Nº 115 (ver também o Nº 114)

merito.jpgOutro exemplar. Prata.
Fotografia: Cortesia Oportunity Leilões.

Anúncios